quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Propostas Inovadoras

É preciso idéias novas para inovar a educação, daí, transforma-la. As propostas educacionais integrando novas ferramentas tecnológicas, vem sendo estudadas e discutidas por alguns educadores.

O podcast como recurso educacional deve antes de mais nada ser elaborado de forma a auxiliar na mudança do discurso do aluno, sendo assim o planejamento desta tarefa de elaboração de um podcast, deve seguir alguns caminhos que facilitem o aluno a pesquisar o assunto, algo como um mapa do conhecimento, uma rota que o aluno deve seguir antes de chegar ao processo final de gravação de um podcast. Mas afinal ...

O que é um Pod Cast?

PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod (tocador de mp3 da Apple) com Broadcast (transmissão via internet).
Traduzindo tudo isso: Podcast são programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet.
Uma curiosidade - O termo Podcast foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004 num artigo de autoria do jornalista Ben Hammersley, no jornal britânico The Guardian.


Como criar um Pod Cast?


Para criar um programa de podcast é necessário gravar seus comentários utilizando um microfone ligado ao computador e transformar este arquivo em mp3.
Posteriormente pode-se colocar uma música de fundo e efeitos sonoros. Para isso, existem alguns programas que permitem gravar qualquer som do computador, entre eles destaco o Audacity (http://audacity.sourceforge.net) que é desenvolvido sob licença Open Source e possibilita a criação, edição de som com uma qualidade profissional.
Este recurso tecnológico tem um grande potencial educativo, embora muitos professores ainda não saibam usa-lo. Vale a pena investigar.

Visite o site abaixo e veja como utilizar o programa audacity:

http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm

Outras referências:
http://www.linuxnaescola.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=14

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Suzana!
Gostei muito do conteúdo postado aqui. Me interessei muito pela criação de PodCast.
Já trabalho com o Audacity, compondo áudios para publicação em meu site pessoal. No entanto; arquivos de mídia utilizam muita banda e causam congestionamentos no servidor. A matéria em questão me levou a clicar nos links que me redirecionaram a outros links...
Foi assim que descobri coisas novas sobre como publicar gratuitamente um PodCast.
Valeu!
Francisco