quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O QUE É UMA WIKI?

O termo wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma Havaiano. Já em Maiori, idioma falado na Nova Zelândia, Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maiori do popular nome cristão Victoria. Reconhecido por Wiki, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Outros chegam a dizer que o Wiki é uma metodologia para elaboração cooperativa de um hipertexto simples, no qual qualquer um pode alterá-lo, através de, um browser na Internet. São verdadeiras mídias hipertextuais, com estrutura de navegação não-linear. À princípio, pelo fato de qualquer um poder acessa-lo, acreditou-se que logo pudesse sofrer a ação de vândalos. Mas, para encantados educadores, tornou-se uma ferramenta tecnológica interessante para o uso pedagógico, embora haja necessidade de certo controle no nível de gerenciamento e utilização para desenvolvimento de competências para a utilização de novas tecnologias a serviço da aprendizagem. O wiki pode ser um dos objetos básicos de qualquer projeto. Merece ser conhecido para que possamos perceber seu potencial criativo. Com alguns cliques, o administrador de um projeto cria um wiki em qualquer pasta de certos portais e, hoje temos vários exemplos. Para o uso eficiente do wiki é preciso certa prática, observação e alguma base teórica para organizar as suas idéias e fazer os seus modelos de como isto funciona. É bom, também, visitar alguns wiki, de preferencia aos educacionais. Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki É fácil criar um wiki. Anime-se! Crie a sua.

4 comentários:

Juana Mirta disse...

Olá prof, andei pesquisando e descobri que Wiki's realmente são muito interessantes.

Anônimo disse...

rdrdrd

Anônimo disse...

Olá prof, desculpe minha ignorância mas fiz um teste e deu errado, mas to adorando blogar contigo, vou estudando e melhorando nossas comunicações.

Unknown disse...

Olá professora, pesquisei varias wiki's, estou aprendendo mto com vc, foi mto proveitoso seus ensinamentos pra criar uma wiki, bju t+