segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Planejando o Recurso Didatico "Blog"

Ao pensar este blog, gostaria de atender aos anseios demandados pelos colegas professores, que buscam junto ás novas tecnologias agregar valor ao conteúdo pedagógico, para melhoria do ensino e, por conseqüência, da aprendizagem dos alunos.

Propõem-se, através do uso da informática educativa, sob a perspectiva histórico-crítica – Construtivismo, discutir o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis na escola. O blog servirá para indicar tutoriais adequados aos recursos propostos, sites relacionados, vídeos, etc. Os professores poderão comentar sobre o uso pedagógico destes recursos. Os professores deverão postar seus comentários, dicas, relatos de experiências, questionamentos, sugestões que servirão de incentivo aos demais professores, na buscar pelas tecnologias de informação e comunicação, que mais se relacionem ás suas aulas, garantindo a melhor qualidade do ensino e da aprendizagem.

Uma das atividades propostas será a criação de novos blogs, para formar uma rede interativa, com a participação de professores de diversas áreas, que estejam interessados em debater assuntos interligados e conhecer mais sobre as novas possibilidades da Web 2 e seu potencial pedagógico. Outra atividade proposta será a possibilidade de uso do blog como ferramenta didática, auxiliando o professor no desenvolvimento de atividades ou projetos com seus alunos.

Acredito que o blog é um recurso extremamente dinâmico, de grande potencial pedagógico, que serve para apoiar o processo educativo á medida que serve para a construção coletiva do conhecimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Suzana

Parabéns pelo blog! Agora que tal preparar uma apresentação sobre um assunto a ser desenvolvido com os alunos para que eles usem o sistema de comentários do blog emitindo suas opiniões? Você também pode publicar as apreentações feitas pelos alunos aqui no blog utilizando o SlideShare.
Retornarei mais vezes para acompanhar o desenvolvimento de seu edublog.

Muito sucesso
Gládis